TRILHA SONORA DA VIDA


Quem nunca voltou ao passado ou visitou acontecimentos especiais e outros nem tanto ao ouvir uma determinada música? É curioso imaginar que uma canção possa nos remeter a um passado, às vezes muito distante. Ou nos projetar para um futuro que ainda não nos pertence. É como se nossa vida tivesse uma trilha sonora, composta por variados gêneros. Ora salsa, ora samba, ora choro, ora valsa... O fato é: a música está sempre presente em nossas vidas, marcando momentos. Mas o que determina essa influência sobre nós?

A resposta pode estar na mitologia grega, já que a palavra música vem do grego musiké téchne ou “artes das musas”. Reza a lenda que depois da vitória dos deuses do Olimpo sobre os seis filhos de Urano, mais conhecidos como “Os Titãs”, foi solicitado a Zeus, o rei de todos os deuses, que se criasse divindades capazes de cantar tal feito. Da união de Zeus com a deusa da memória, Mnemosina, nasceram então as nove Musas, dentre elas Euterpe (a música) e Arde (o canto).

Pesquisando mais a fundo, veremos que todo povo possui uma manifestação mitológica sobre a música, o que a torna uma das expressões mais antigas e importantes. Se formos supor, o próprio homem das cavernas, apesar da falta de vestígios que comprovem a existência de qualquer entendimento sobre os sons, materializava a expressão de seus sentimentos através da observação e reprodução dos sons da natureza.

Mas por que cada povo ou cada pessoa tem predileção por um estilo de música diferente? Por que cada canção nos remete a determinados momentos? A explicação pode estar está na junção dos três elementos que dão vida à música: o ritmo, a harmonia e a melodia. Delas, resultam as dissonâncias, do latim dissonantia ou “desarmonia” e as consonâncias, do latim consonantia, ou concordância, que é o que diferencia as culturas e consequentemente os gostos musicais. Cada povo tem o seu e o que soa bem para determinado ouvido, pode não soar para outro.

Por tudo exposto, faça uma reflexão: qual a trilha sonora da sua vida? É de reggae, de funk ou de pop? Tango, pagode ou hip hop? Ou seria uma junção de todos, bem como o caminho da vida, ora de consonantias, ora de dissonantias?


0 comentários: